top of page

   Educação continuada constitui extrema relevância para a atividade médica, e isso é colocado diariamente em prática durante as atividades acadêmicas realizadas na preceptoria da residência médica em Ortopedia e Traumatologia do Hospital Municipal Miguel Couto.​

   Membro da preceptoria desde 2013, quando começou a auxiliar os trabalhos de seus predecessores Dr. Vincenzo Giordano e Dr. Felipe Serrão, o Dr. Marco Lages assumiu em 2020 a liderança dessa preceptoria, comandando a coordenação de aulas relacionadas à ortopedia e à traumatologia, orientando a preparação dos residentes para a prova de obtenção do título de especialista, e promovendo a discussão de casos durante as sessões clínicas diárias deste serviço, que é referência nacional em qualidade acadêmica e em atendimento ortopédico no serviço público. Em 2023, foi passada a coordenação para o Dr. Eder Souto, mantendo ainda a participação ativa na preceptoria da residência.

   Em 2017, o Dr. Marco Lages fez parte da Comissão de Ensino e Treinamento da SBOT-RJ, e ainda participa frequentemente como instrutor de cursos voltados para os residentes em ortopedia do Estado do Rio de Janeiro.

   Além disso, é professor do módulo de Ortopedia e Traumatologia do Curso de Medicina do Esporte do Instituto de Ensino e Pesquisa HZM, vinculada ao Centro Universitário Ingá - UNINGÁ, desde 2015.

   Nesta seção, temos alguns exemplos da produção científica e artigos publicados.

Outras Publicações

2023  Fraturas Transtrocantéricas do Fêmur - Revista PROATO

2023  Discutindo um Artigo Científico - Manual do Preceptor 4a Edição - SBOT

2022 Capítulo Lesões Específicas do Esporte: Voleibol - Beira do Campo - Ed Thieme

2020 Guia médico e orientações protetivas para o retorno às atividades do voleibol brasileiro - protocolo de retorno aos treinamentos após a pandemia COVID-19 - Confederação Brasileira de Voleibol

2018 Capítulo Transfusão sanguínea no Trauma - Ortopedia e Traumatologia - SBOT - Ed. Elsevier

2013   Controle do Dano Ortopédico - Revista PROATO

2013   Fraturas do Anel Pélvico: abordagem inicial - Revista Orto & Trauma

bottom of page